top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

21ª Parada do Orgulho LGBT+ em Salvador terá ações especiais de saúde e transporte

Com uma estrutura robusta, o evento, que acontece neste domingo(8), contará com serviços de testagem, prevenção e atendimento emergencial, além de esquema de transporte, prometendo ser um marco na celebração da diversidade em Salvador.


A 21ª Parada do Orgulho LGBT+ de Salvador, marcada para este domingo (8), no percurso Barra/Ondina, trará uma série de serviços especiais em saúde e transporte para atender o público. O tema desse ano é todo voltado pra galera mais nova: 'Orgulho Juvenil', visando dar aquele destaque à juventude da comunidade, celebrar essa fase da vida e mandar aquele recado de diversidade, respeito e empoderamento.


Para garantir a estrutura robusta, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montará um módulo de saúde na Avenida Almirante Marques de Leão, oferecendo atendimentos que vão desde a atenção primária até urgências e emergências. O evento começa ao meio-dia, mas os serviços de saúde estarão disponíveis a partir das 9h e seguirão até as 5h da segunda-feira (9).


Os serviços oferecidos incluem testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos e autotestes de HIV, além de atividades educativas e de prevenção combinada ao HIV e outras ISTs. Também será possível realizar atendimentos no Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+, além de ações de combate à LGBTfobia.


Segundo Erik Abade, técnico do campo temático de Saúde da População LGBT+, a Parada é uma oportunidade de aproximar os cuidados de saúde dessa população, destacando a importância da equidade e da universalidade, princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS). 'Estar nesse evento fortalece nosso trabalho, pois mostramos à comunidade que estamos disponíveis para atendê-los, seja nas unidades básicas de saúde, seja no ambulatório especializado', declarou Abade.


Além dos cuidados em saúde, a Prefeitura de Salvador preparou uma operação especial de transporte para garantir que os participantes possam se deslocar com segurança. Uma frota de 20 veículos da Estação da Lapa estará disponível para atender à demanda do público que acompanhará a Parada. Os coletivos serão monitorados por agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e prepostos da Integra, com a operação sendo ajustada conforme a necessidade entre 11h e 0h15.

1 visualização

Comments


bottom of page