Aliança Nacional Lgbti+ e Red Gaylatino lançam o Manual de Empregabilidade
Lançamento aconteceu durante seminário no Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, na última terça-feira (12)
Na manhã desta terça-feira (12), o Ecossistema de Impacto Social LGBTI+ apresentou oficialmente o Manual de Empregabilidade e LGBTI+, a sexta publicação da Enciclopédia LGBTI+, durante o I Seminário de Empregabilidade LGBTI+. O evento ocorreu na sede do Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, reunindo especialistas, ativistas e autoridades engajadas na promoção da inclusão e da equidade no mercado de trabalho para a população LGBTI+.
Coordenado por Fabian Algarte da Silva, o manual contou com a colaboração de Beatriz Santa Rita, Fernando Guglielmone Henderson, Rafael Otta, Dario Kosugi, Matheus Vicente, Igor Sousa Gonçalves e Eduardo Varandas. Esta iniciativa faz parte do Projeto Oportunidades: emprego e cidadania e é financiada pelo Termo de Fomento nº 936417/2022 do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Segundo o idealizador e coordenador da Enciclopédia LGBTI+, Toni Reis, 'o Manual de Empregabilidade LGBTI+ extremamente interessante para a comunidade LGBTI+ entender os seus direitos, se preparar para o mercado de trabalho e também para compartilhar os conhecimentos acumulados'.
A chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Anatalina Lourenço da Silva, afirmou que a interseccionalidade de racismo e LGBTfobia tem resultado em discriminação no Brasil.
'Quando debatemos empregabilidade para a população negra e fazemos recorte dos negros gays, das lésbicas negras e dos transexuais negros, estes estão na ponta da precariedade dos empregos, no país.'
E por isso, a representante do Ministério do Trabalho defende cotas para pessoas trans em futuros concursos públicos.
A versão digital do Manual de Empregabilidade e LGBTI+ está disponível para download gratuito no site da Aliança Nacional LGBTI+ e pode ser acessada diretamente pelo link: https://aliancalgbti.org.br/wp-content/uploads/2024/11/Manual-de-Empregabilidade-e-LGBTI.pdf.
Um novo olhar sobre a Empregabilidade LGBTI+
O manual aborda os diversos aspectos que impactam a empregabilidade da população LGBTI+, considerando fatores socioeconômicos, culturais e geopolíticos que influenciam as oportunidades de inserção e permanência no mercado de trabalho formal. A publicação reforça que a empregabilidade não é apenas uma questão individual, mas um resultado coletivo influenciado pela estrutura social e corporativa, assim como pelos marcadores sociais e culturais que definem a trajetória de cada pessoa.
Para além da questão de mérito individual, o manual incentiva um diálogo amplo sobre o conceito de empregabilidade, destacando a importância do autoconhecimento e da adaptação ao mercado de trabalho como elementos essenciais para fortalecer a presença da população LGBTI+ no cenário corporativo.
Presenças de destaque
O lançamento contou com a presença de Eduardo Varandas e Igor Sousa Gonçalves, além de Maite Schneider, cofundadora do Integra Diversidade e Transempregos, e Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ . Os participantes enfatizaram a importância do manual como uma ferramenta que pode auxiliar empregadores e profissionais a superar barreiras e construir um mercado de trabalho mais inclusivo e igualitário.
Sobre o Ecossistema de Impacto Social LGBTI+
O Ecossistema de Impacto Social LGBTI+ é uma rede de organizações e profissionais dedicada a promover a inclusão, a equidade e o desenvolvimento social e econômico da população LGBTI+ no Brasil. Por meio de ações educativas e de Advocacy, a organização busca transformar o cenário da empregabilidade LGBTI+ no país, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.
コメント