Com o tema 'Vote com Orgulho', maior Parada LGBT do mundo volta à Avenida Paulista
Evento está marcado para começar às 12h deste domingo, com diversas atrações e muita conscientização sobre a importância da representatividade na política
A Avenida Paulista, coração de São Paulo, vai se colorir com as cores do diversidade neste domingo, durante a 26ª Parada do Orgulho LGBT, considerada a maior do mundo. Com a presença de diversos artistas, os organizadores querem que seja mais que uma grande catarse, depois desses anos de pandemia, mas o momento de conscientizar a população para a necessidade de garantir nas urnas as conquistas alcançadas ao longo das últimas décadas.
Neste ano, 19 carros farão parte do desfile e contará com a participação de artistas como Pabllo Vittar, Ludmilla, Pepita, Mateus Carrilho, Liniker, Majur, Gretchen, Tiago Abravanel, Lexa, Luisa Sonza e o bloco de Carnaval Minhoqueens. O tema da 26ª Parada é "Vote com Orgulho – por uma política que representa" e visa reafirmar o compromisso da comunidade LGBTQIA+ no combate à discriminação, respeito à diversidade e na luta por políticas afirmativas voltadas para esta parcela da população..
'É um prazer imenso retornar às ruas e reforçar ao público da sua responsabilidade em apoiar representantes que estejam comprometidos com um Brasil mais justo e igualitário', disse Claudia Garcia, presidente da APOLGBT-SP, associação responsável pela organização do evento na capital paulista.
Encontre-se na festa
Famílias LGBT+ – artista: Mariana Munhoz;
Prefeitura de São Paulo;
Diversidade Lésbica – artistas: Ana Dutra, Luana Hassen;
Prefeitura de São Paulo;
Diversidade Transsexual e Travesti – artista: Nick Cruz;
Saúde (Aids Healthcare Foundation – AHF);
Diversidade Bissexual – artistas: Ariah e Brunelli;
Prefeitura de São Paulo;
Diversidade Mais – artistas: Quebrada Queer, Thaline Karajá;
Artistas da Noite;
Diversidade Gay – artista: Kauan Russell;
Vivo – artistas: Tiago Abravanel, bloco Agrada Gregos, Gretchen e Paullete Pink;
Jean Paul Gaultier – artista: JoJo Todinho, Majur e as Pitayas;
Amstel – artistas: DJ Heey Cat, Mateus Carrilho, Aretuza Love, Pocah e Luisa Sonza;
Burger King e Avon – artistas: Pepita, Lexa, DJ Cris Negrini e Ludmilla;
Smirnoff – Show Pride, que vai reunir sete vozes representantes da diversidade das orientações não heteronormativas, incluindo Danna Lisboa, Filipe Catto, Lafetah, Oxa, Piettro, Romero Ferro e WD.;
Terra – artista: Liniker, MC Rebecca e Minhoqueens;
Convidados Aliados;
Diretoria da APOLGBT-SP e Mercado Livre – artista: Pabllo Vittar.
Outros eventos
Para marcar o evento e também homenagear o mês do Orgulho LGBTQIAP+, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo preparou uma programação especial, com exposições, saraus, exibição de filmes, bate-papos, oficinas, leituras e palestras que abordam a temática da diversidade, segundo a Agência Brasil.
Um dos destaques da programação é o bate-papo Negras Palavras: Diversidade no Museu, previsto para este sábado (18) no Teatro Ruth de Souza, no Museu Afro. Para participar do bate-papo, é necessário se inscrever no site do museu.
Já a Casa das Rosas promove o Transarau, no qual serão apresentadas performances poéticas, danças, bateção de cabelo e microfone aberto. O Transarau será no próximo dia 25, às 16h.
Na Biblioteca de São Paulo, a atração é uma palestra sobre quadrinhos trans, prevista para terça-feira (21), às 16h. As inscrições devem ser feitas por este link.
De 22 a 28 deste mês, a Fábrica de Cultura Vila Curuça promoverá encontro sobre o livro 50 LGBTQ+ incríveis, de Débora Thomé, ilustrado por artistas LGBTQIAP+. Mais informações podem ser obtidas no site da Fábrica de Cultura.
A programação da secretaria se estende também para os equipamentos culturais instalados em outras cidades do estado de São Paulo. A agenda cultural pode ser consultada no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Comments