top of page
Foto do escritorPimenta Rosa

IBGE divulga, pela primeira vez, dados sobre orientação sexual da população brasileira

As informações foram incluídas após ação civil pública do Ministério Público Federal (MPFP



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará no dia 25 de maio os indicadores referentes à orientação sexual autodeclarada de brasileiros com 18 anos ou mais da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019 em parceria com o Ministério da Saúde. A decisão foi tomada após o órgão ser acionado na Justiça pelo Ministério Público Federal (MPF), que questionou o fato de o Censo Demográfico 2022 não incluir perguntas sobre a população LGBTQIA+.


De acordo com o IBGE, a coleta dos dados faz parte do escopo da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Política Nacional de Saúde Integral LGBT), instituída em 2011. Sua importância consiste na elaboração de políticas públicas. Especificamente neste caso, visa promover a saúde integral dessa população, eliminando a discriminação e o preconceito institucionais e contribuindo para a redução das desigualdades.


Entidades ligadas aos movimentos LGBTQIA+ comemoraram a inclusão da questão de gênero no Censo. A vereadora transexual de Niterói, Benny Briolly, afirmou nas redes sociais que esse é um passo importante para a construção de políticas públicas que atendam, verdadeiramente, a todos os brasileiros.

15 visualizações

Comentários


bottom of page