II Seminário Corpos Trans na Democracia promove discussões sobre direitos e políticas públicas
Essa é uma oportunidade para sensibilizar a sociedade civil e o poder público, além de identificar conhecimentos, práticas e metodologias que favoreçam um olhar integral baseado nos direitos humanos.
Com o objetivo de aprofundar discussões acerca da garantia de direitos da população de travestis, mulheres transexuais e homens trans acontece nesta quarta-feira (7), a partir das 13h30, o II Seminário Corpos Trans na Democracia, no Auditório da Secretaria da Justiça e Cidadania, na capital paulista. Pretende-se, assim, subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas voltadas para esse grupo, além de contribuir para o fortalecimento da atuação em rede, promovendo a articulação de programas e serviços.
Em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, o evento terá entrada gratuita, dispensando a necessidade de inscrição prévia. Os organizadores destacam que essa é uma oportunidade para sensibilizar a sociedade civil e o poder público, além de identificar conhecimentos, práticas e metodologias que favoreçam um olhar integral baseado nos direitos humanos.
A data de 29 de janeiro remonta a 2004, quando em Brasília foi organizado um ato nacional para o lançamento da campanha 'Travesti e Respeito'. Esse marco histórico no combate à transfobia levou à criação do Dia Nacional da Visibilidade Trans, dedicado a promover o conhecimento e o reconhecimento das identidades de gênero, visando combater estigmas e violências sofridos por essa população.
A programação do evento incluirá atividades culturais, mesas-redondas e diálogos estruturados da seguinte forma:
13h30: Atividade Cultural
14h: Abertura e sensibilização
14h20: Mesa Redonda 1 - 'Diversidade de Gênero, Direitos e Políticas Públicas'
15h30: Mesa Redonda 2 - 'Atuação em Rede para Garantia de Direitos da População Trans e Travesti'
16h40: Atividade Cultural
17h10: Síntese dos Diálogos e Encerramento
O auditório da Secretaria da Justiça e Cidadania fica no Pátio do Colégio, 184, Centro (SP). O seminário também será transmitido ao vivo pelo canal da Secretaria da Justiça e Cidadania no YouTube: https://www.youtube.com/justicasp. Para participar de forma virtual é só preencher o formulário eletrônico.
A realização do evento é da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS) da Secretaria da Justiça e Cidadania, em parceria com o Conselho Estadual de Direitos da População LGBT.
Comments