top of page
Foto do escritorPimenta Rosa

Marcelo Nascimento: um legado de luta pelos direitos LGBTQIAPN+ e uma nova visão para Maceió

Fundador do movimento LGBT em Alagoas e ex-presidente da ABGLT, Marcelo Nascimento é candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) a vereador em Maceió com o compromisso de representar a diversidade e promover a inclusão na política municipal.



Marcelo Nascimento, que tem uma trajetória marcada pela militância e pelo ativismo social, é o entrevista de hoje na coluna Eleição 2024. Começou no movimento estudantil e expandiu sua atuação para o movimento comunitário e o Movimento Sem Terra, mas foi no campo da defesa dos direitos LGBTQIAPN+ que deixou um legado significativo. Fundador do Grupo Gay de Alagoas, Marcelo foi pioneiro na criação de uma rede de organizações que hoje abrange todo o estado, desde o sertão até o litoral. Marcelo também presidiu a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis (ABGLT) por 12 mandatos consecutivos, durante os quais desempenhou um papel crucial na construção do programa Brasil Sem Homofobia, lançado em 2004 pelo governo Lula. Agora, como presidente do Diretório Municipal do PT em Maceió, ele se lança como candidato a vereador com o compromisso de continuar sua luta por uma sociedade mais justa e inclusiva.


Qual a importância de uma maior representatividade no parlamento na luta pelos direitos e visibilidade da comunidade LGBT+?

A população LGBT, que é IAPN+, assim como outros segmentos da sociedade brasileira, precisa ter uma representação política nos espaços legislativos, tanto na Câmara Municipal, na Assembleia Legislativa, na Câmara e Congresso Nacional. Esses segmentos precisam ter direitos assegurados e garantidos à base da nossa Constituição Federal. Portanto, não basta apenas termos aliados que defendam os direitos da população LGBTQIA+, é necessário também que nós possamos ter protagonismo próprio nesses espaços. A representação no parlamento é mais do que legítima, é uma necessidade imperativa de um segmento que se reconhece, se fortalece no âmbito da sociedade brasileira, e precisa ter representantes em todos os níveis, principalmente nas câmaras municipais durante as eleições de 2024.


Quais são os principais projetos e iniciativas que você pretende propor na Câmara Municipal para melhorar a qualidade de vida da população LGBT?

Nossa plataforma política tem um olhar especial para a população LGBTQIAPN+, mas não seremos apenas representantes desse grupo. Vamos representar o conjunto da cidade de Maceió, nas áreas de saúde, educação, transporte, segurança, economia criativa, entre outras. Queremos fortalecer a participação social da população LGBTQIA+ nos fóruns de discussão da cidade e trabalhar pela criação de um centro de referência de defesa da cidadania e dos direitos da população LGBTQIA+, que contemple vários serviços essenciais.


Quais medidas são necessárias para combater a violência e a discriminação contra a comunidade LGBT+?

A violência é um problema complexo, principalmente em grandes cidades como Maceió. A Guarda Municipal e outros serviços precisam ter uma formação específica para lidar com a população LGBTQIA+, preservando sua integridade física e cidadania. Existe uma lei municipal de 1997 que ajudei a redigir, que precisa ser revisada para que cumpra sua finalidade de coibir práticas de discriminação e preconceito.


Que mensagem você gostaria de deixar para seus eleitores sobre a importância de votar em candidatos comprometidos com a causa LGBTQIA+?

A presença de parlamentares com identidade de gênero e orientação sexual LGBTQIAPN+ na Câmara Municipal é mais do que necessária. Queremos um parlamento democrático, que inclua a voz da nossa comunidade e que quebre a hegemonia das oligarquias locais. A população LGBTQIA+ precisa ter representantes legítimos no parlamento para garantir seus direitos e promover uma democracia plena na nossa sociedade.

84 visualizações

Comments


bottom of page