Pesquisa inédita classifica as 38 melhores empresas para profissionais LGBTI+ trabalharem no Brasil
- Pimenta Rosa
- 6 de jul. de 2022
- 3 min de leitura
O Instituto Mais Diversidade em parceria com a Human Rights Campaign Foundation (HRC) e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ conduziram, pela primeira vez no Brasil, estudo que avalia práticas de inclusão em empresas.

O Instituto Mais Diversidade em parceria com a Human Rights Campaign Foundation (HRC), e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, divulgam a 1° edição da pesquisa 'Melhores Lugares para Trabalhar para Pessoas LGBTI+ 20221 realizada pela primeira vez no Brasil. Participaram do levantamento 60 empresas nacionais e multinacionais, com atuação no País, e entre essas, 38 foram reconhecidas neste ano.
A primeira edição da pesquisa traz uma análise abrangente sobre a adoção de políticas inclusivas relacionadas a pessoas colaboradoras LGBTI+ por empresas dos mais diversos setores e tamanhos. No total, mais de 100 organizações aderiram ao estudo e 60 completaram o questionário. Dessas, 38 receberam a nota máxima de 100 pontos e outras 22 obtiveram notas entre 0 e 90.

'Este ranking reconhece os avanços das empresas na pauta LGBTI+ e ajuda a difundir as boas práticas, políticas e processos que criam um ambiente de segurança psicológica para todas as pessoas dentro de uma organização e na sociedade. A participação significativa que tivemos nesta primeira edição da pesquisa reflete o compromisso com a inclusão no meio empresarial brasileiro, mas é apenas um ponto de partida para todo o progresso desejado para a comunidade LGBTI+', afirma João Torres, presidente do Instituto Mais Diversidade.
A metodologia da HRC com a Mais Diversidade avaliou as práticas em cinco pilares fundamentais para a inclusão LGBTI+: Políticas e documentos institucionais de não-discriminação; Governança em Diversidade e Inclusão; Educação para a diversidade LGBTI+; Compromissos Públicos e Monitoramento da inclusão LGBTI+.
Desde 2002, a HRC aplica o Índice de Igualdade de Melhores Lugares para Trabalhar (CEI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos. E 2016 expandiu sua atuação global para apoiar a inclusão de pessoas LGBTI+ na América Latina e atuou em países como México, com o índice Equidad MX, Chile (Equidad CL) e em 2021 chegou à Argentina e Brasil, com o Equidad AR e Equidade BR, respectivamente.

Para Keisha Williams, diretora do Programa de Igualdade no Trabalho da HRC, a pesquisa é um testemunho inspirador do compromisso com a igualdade e inclusão LGBTI+ no local de trabalho por parte das empresas, aliados e da comunidade brasileira. 'Esperamos continuar a construir esse sucesso e garantir que os ambientes de trabalho sejam um lugar seguro e afirmativo para todos e todas colaboradores(as)', finaliza a executiva.
Confira na lista abaixo as 38 organizações que obtiveram a classificação de 100% no Índice de Melhores Lugares para Pessoas LGTI+ Trabalharem
3M DO BRASIL LTDA
Accenture do Brasil Ltda
Adidas do Brasil
Alcoa
Atento Brasil
Bain & Company
BASF AS
Becton Dickinson S.A
C6 Bank
Carrefour Comercio e Industria LTDA
Chubb
CI&T
Corteva Agriscience do Brasil
Cummins
Demarest Advogados
Flex
GE do Brasil
Gerdau
J.P. Morgan
Kearney
Lexmark International do Brasil
Localiza
Mondelez
NielsenIQ
Novo Nordisk Produção Farmacêutica do Brasil Ltda
Oracle do Brasil Sistemas
Philip Morris Brasil
Pricewaterhousecoopers Auditores Independentes
Renaissance São Paulo Hotel
SAP
Symrise Aromas e Fragrâncias Ltda
TE Connectivity Brasil
Thomson Reuters
TozziniFreire Advogados
Trench Rossi Watanabe
Veirano Advogados
Via
Yara Brasil Fertilizantes
Sobre o Instituto Mais Diversidade
O Instituto Mais Diversidade é uma organização sem fins lucrativos que mobiliza recursos para articular soluções de alto impacto social. Os projetos sob nossa responsabilidade visam gerar oportunidades profissionais para a comunidade LGBTI+ em todo o Brasil. Somos o braço social da Mais Diversidade Consultoria, que apoia empresas privadas em questões de diversidade, equidade e cultura inclusiva.
Sobre a Feira DiverS/A
A Feira Divers/a foi iniciada em 2015 com o nome Reaching Out Brasil. A Mais Diversidade assumiu a organização em 2019 e essa já será a 8ª edição do evento no País, que segue com o apoio da organização norte-americana que a trouxe para o Brasil. Em 2021, 4 mil pessoas se inscreveram no evento, que foi completamente on-line, devido a pandemia
Comments