top of page
Foto do escritorPimenta Rosa

Senadora Zenaide Maia defende direitos das mulheres no Senado

Procuradora Especial da Mulher busca garantir recursos públicos e avançar na legislação em favor da população feminina



A senadora Zenaide Maia (PSD-RN), Procuradora Especial da Mulher no Senado Federal, atua intensamente na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional para assegurar recursos públicos destinados à defesa das mulheres brasileiras. Ela destaca a mobilização política e institucional da Procuradoria, que, em seus 11 anos de existência, contribuiu para a aprovação de mais de 80 leis em defesa das mulheres no Parlamento.


'Nosso trabalho no Senado, de forma suprapartidária e aliando toda a bancada feminina, é avançar com mais leis em favor das mulheres brasileiras, com um olhar diferenciado para as mães de família mais pobres. Para viabilizar isso nas comunidades de todo o país, precisamos que o Estado, em todas as esferas, tenha fontes de receita definidas e destine recursos públicos para tornar realidade os direitos que buscamos ampliar', afirma a senadora.


Como médica, Zenaide testemunhou de perto a violência contra mulheres, o que fortaleceu sua luta no Parlamento. Além de enfrentar a violência, ela destaca a importância de aumentar a representatividade feminina na política e no poder público, objetivos que são "missões diárias" para a Procuradoria da Mulher.


'A Procuradoria Especial da Mulher no Senado completou 11 anos, e, com a atuação firme das parlamentares, mais de 80 leis em defesa das mulheres foram aprovadas. Na Comissão Mista de Orçamento, minha prioridade é batalhar por orçamento público para a causa feminina. Sem orçamento, vamos enxugar gelo', ressalta Zenaide.


Combate à Violência

A Procuradoria da Mulher no Senado também se dedica a conscientizar as mulheres sobre a importância da participação política e a encaminhar denúncias de violência e discriminação aos órgãos competentes. Um projeto de lei (PL 3.324/2023), de autoria da senadora, que prioriza mulheres vítimas de violência doméstica no programa Bolsa Família, foi aprovado no Senado e segue para votação na Câmara dos Deputados.

Zenaide enfatiza a importância de denunciar a violência:


'Mulheres, denunciem os agressores! Denunciar é inegociável. O silêncio nos mata! Nossa atuação na Procuradoria da Mulher do Senado é para encorajar e dar suporte político e financeiro para essas mulheres, muitas delas mães com filhos pequenos. Por um Brasil sem machismo e sem misoginia! Queremos direitos, não privilégios. Juntas, somos mais fortes. Uma puxa a outra e todas seremos livres do medo!'


Serviço:

Contatos da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal:

2 visualizações

Comments


bottom of page